segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A História do Baton


O Batom é histórico! Por exemplo, sabia que...

- Cleopatra, a faraó mais famosa do Egipto, utilizava besouros de carmim esmagados para maquilhar os seus lábios com um tom vermelho vibrante.

- O Batom ganhou popularidade no Séc. 16 graças à Rainha Elizabete I e às senhoras da sua corte, que maquilhavam os seus lábios com cera de abelha e mercúrio vermelho.

- O primeiro batom chegou ao mercado em 1915.

- Um estudo diz que em média a mulher come cerca de 4 a 6 quilos de Batom durante uma vida ao lamber os seus lábios. Agora é mais fácil perceber porque é que o batom desaparece quando acabamos de almoçar ou jantar!

- Durante a Idade de Ouro islâmica, o médico árabe-andaluz e químico Abu al-Qasim al-Zahrawi (Abulcasis) inventou batons sólidos, que consista em perfume e outros ingredientes pressionados em moldes. Ele descreveu o processo no seu texto, na sua enciclopédia de medicina e cirurgia, o Al-Tasrif.

- Em 1770, o Parlamento Britânico aprovou uma lei que afirmava que uma mulher que usasse batom vermelho poderia ser acusada de bruxaria!

- Max Factor, make-up artist de celebridades, inventou o brilho de lábios em 1930.

- A popularidade do Batom cresceu durante a Segunda Guerra Mundial graças à industria do cinema, em que a maquilhagem passou a ser uma rotina comum da mulher.

- Em 1950, o cientista Americano Hazel Bishop desenvolveu o primeiro Batom de longa duração (e sem manchar) do mundo.

Fonte: Site Oriflame - A História do baton

Sem comentários:

Enviar um comentário